sexta-feira, 26 de junho de 2015

Redes sociais (as verdadeiras)

Antes da internet ser viral, nós usávamos telefones públicos e economizávamos as unidades do cartão telefônico pra falar mais. Enviávamos cartas e pra ver uma foto, tinha que esperar revelar. Você não tinha escolha, senão esperar. Éramos mais pacientes. Era aterrorizante ficar sem créditos, não sem wifi. E quando você tinha poucos créditos, a saída era "falar 3 segundos". Nossa! Me lembro de ter dito "eu te amo" pela primeira vez por 3 segundos. E a pessoa do outro lado, aos prantos respondeu: "Eu também te amo", durante 4 ligações de 3 segundos.
Os encontros de amigos eram mais frequentes. Era uma rede social calorosa, de fato. As paixões fugiam do imediatismo. Sim, éramos mais pacientes. Pra ver a nudez de alguém, fosse paquera, namorado ou aspirante a namorado, tinha que ser cara a cara. Os encontros, acima de tudo eram de olhares. Não curtíamos fotos pra paquerar, passávamos bilhetes na sala de aula convidando pra dividir o lanche. Correndo um sério risco do bilhete cair em mãos erradas e ser punido com o "cantinho do bobo". 
Eu e minhas amigas, tínhamos que nos encontrar pra contar as novidades diariamente. Geralmente tomando tubaína (refrigerante muito doce e barato na época). Nada era irrelevante, tudo era importante pra nós. Trocávamos os nomes das pessoas pra poder falar sobre elas em segurança. Joãozinho era Lorena, Marquinhos era Mariana e assim por diante. 
Nós líamos mais, assistíamos desenhos de manhã, passeávamos com nossos cachorros por 2 horas como desculpa pra ficar na rua, porque nossos pais estabeleciam horários pra sair e pra voltar. Minha mãe ia me buscar na rua quando eu passava do horário, juntamente com as outras mães e não nos envergonhávamos delas, jamais! 
Tudo isso pode parecer bobo pra geração de hoje, tão ávida, com pressa e cheia de opiniões vazias.  Mas sabe de uma coisa? Era bom e verdadeiramente feliz. Éramos, inevitavelmente mais próximos uns dos outros. E acreditem, não há nada melhor do que calor humano e olhos nos olhos. Então depois de ler todas essas bobagens de uma outra época, me diz: você já "curtiu" a presença da pessoa que está ao seu lado hoje? Pois, faça-o agora! Experimente a delícia de olhar pra alguém e esse alguém te olhar de volta. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário